Grupo Heineken anuncia investimento bilionário no estado de Pernambuco

Ontem, a Heineken, que é a segunda maior produtora de cerveja no mercado brasileiro, divulgou um investimento de R$ 1,2 bilhão em sua fábrica em Igarassu, Pernambuco. O objetivo desse aporte é expandir as instalações, aumentando a produção em três vezes e implementar medidas sustentáveis. A fábrica deve gerar mil novos empregos, sendo 700 durante o período de expansão, que deve levar cerca de um ano para ser concluída. Esse investimento deve impulsionar a oferta de cervejas puro malte no Estado, especialmente as marcas Amstel e Devassa.

A cervejaria está planejando abastecer o mercado de Pernambuco e de toda a região Norte e Nordeste do país. A governadora Raquel Lyra (PSDB), a prefeita de Igarassu, Elcione Ramos, e representantes da empresa formalizaram o anúncio no Palácio do Campo das Princesas. Esse investimento ocorre em um período de crescimento para a Heineken. O Brasil é o maior mercado mundial para as vendas da marca Heineken, com o dobro das vendas em comparação ao segundo colocado, os Estados Unidos. Além disso, a Amstel, uma cerveja holandesa lançada no Brasil em 2015, já possui o maior mercado global nesse segmento de produtos.

“O Estado celebra o anúncio desse investimento bilionário do Grupo Heineken com a certeza de que a companhia não só ampliará suas atividades em Pernambuco, como também irá melhorar a eficiência da utilização dos recursos naturais. Melhor do que tudo é trabalhar com geração de oportunidade, com a pegada de sustentabilidade, da redução de carbono, da reutilização da água e da diminuição do consumo de energia”, disse a governadora.

Igarassu

A fábrica está situada em uma cidade estratégica do Estado, com acesso a água de qualidade, e será alimentada por energia 100% renovável. Isso inclui a utilização de caldeiras de biomassa que reutilizam os efluentes tratados para alimentar o sistema energético da fábrica. Por questões de estratégia e competitividade, a cervejaria optou por não divulgar a quantidade de cerveja que será produzida em Pernambuco. A empresa também possui incentivos fiscais concedidos pelo Programa de Desenvolvimento de Pernambuco (Prodepe).

Pernambuco entre os cinco

“O mercado de cerveja é dividido em quatro grandes grupos, como cervejas econômicas, mainstream puro malte, premium e especial. Pernambuco está entre os cinco estados de maior consumo de cerveja premium (Heineken e Eisenbahn), próximo de Estados como Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais, e entre os três de maior consumo de cerveja especial. No segmento de mainstream puro malte, a gente tem oportunidade muito grande no Estado e por isso está investindo nessa linha de produção”, disse o CEO do Grupo HEINEKEN, Maurício Giamellaro.

A Heineken tem 14 cervejarias no Brasil, uma em construção e outra em expansão.

“Nós estamos triplicando a produção dessa unidade cervejeira e vamos fazer aqui, basicamente, as marcas Amstel e Devassa”, acrescentou Maurício.

Expansão 

Em Pernambuco, a cervejaria tem um centro de distribuição no Recife, duas unidades produtivas (uma também na capital). Com a expansão em Igarassu, a fábrica suprime uma demanda existente. “Nós estamos alocando parte do volume que a gente produz em outras cervejarias para essa (de Igarassu) por causa da geografia e qualidade da água. Essa cervejaria traz uma eficiência para o grupo que vale a pena produzir mais”, completou o CEO da Heineken. 

O vice-presidente de Sustentabilidade e Assuntos Corporativos do Grupo Heineken, Mauro Homem, também acompanhou a solenidade. Entre os secretários presentes, estiveram Guilherme Cavalcanti (Desenvolvimento Econômico), Ana Luíza Ferreira (Meio Ambiente, Sustentabilidade e Fernando de Noronha) e Daniel Coelho (Turismo e Lazer). A cerimônia também foi prestigiada pelo deputado federal Mendonça Filho (União Brasil) e cinco deputados estaduais, entre outros nomes.

FONTE: Folha PE

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *