O menino que descobriu o vento

Em homenagem ao Dia do Engenheiro Ambiental, comemorado neste domingo (31), a Excelência Operacional indica o filme “O menino que descobriu o vento”. A produção, original da Netflix, conta a história real do jovem William Kamkwamba, que com apenas 13 anos, usou de sua inteligência e curiosidade para montar um moinho de vento e, com isso, amenizar os efeitos da seca em sua região (Malawi, na África) e salvar sua aldeia da fome. 

A ideia surgiu quando William começou a frequentar a biblioteca da escola local e entrou em contato com livros de ciência que falavam sobre energia eólica. Ele ficou encantado com a tecnologia e percebeu que aquilo poderia ajudar a sua comunidade. “Um livro dizia que um moinho poderia bombear água e gerar eletricidade. Bombear água significava irrigação. Uma defesa contra a fome. Então eu decidi construir um moinho sozinho”, lembra Kamkwamba no TED Global2009.

Para isso, juntou algumas peças encontradas em um ferro velho, como hélices de ventilador de trator, um velho amortecedor, partes de bicicleta, pedaços de cano, entre outros itens. Para elevar a estrutura, utilizou árvores de eucalipto azuis. Depois de ligar o moinho de vento a uma bateria de carro para armazenamento, William foi capaz de alimentar quatro lâmpadas e carregar os telefones celulares dos vizinhos. E, em seguida, fez o teste com uma bomba de água que havia achado no lixo.

A perseverança em construir o artefato permitiu que sua família e vizinhança conseguissem sobreviver a uma violenta seca que submetia os moradores de Malawi à fome e miséria sem nenhuma ajuda do governo. Hoje, William tem 32 anos e é formado em engenharia ambiental pela Universidade de Dartmouth, nos EUA, e sua história se tornou mundialmente conhecida, além de ser uma grande inspiração.

O longa, dirigido por Chiwetel Ejiofor, que também interpreta o pai de William, é inspirado no livro homônimo, escrito por Kamkwamba e pelo jornalista Bryan Mealer, publicado em 2009. O filme retrata muito bem a força social da engenharia ambiental no desenvolvimento de ideias voltadas para uma boa relação de convívio com a natureza. 

Essa é uma pedida especial para este domingo.

Então, prepare a pipoca, o lenço de papel e tenha uma boa sessão! 

  • Assista à palestra de William Kamkwamba no TED Global 2009:
  • Leia o artigo da jornalista Sarah Schmidt, mestre em Divulgação Científica e Cultural pelo Labjor/Unicamp. Clique AQUI!
  • Leia a matéria da jornalista Amélia Gonzalez, do G1. Ela escreve sobre sustentabilidade e debate temas ligados à economia, meio ambiente e sociedade. Clique AQUI!
  • Leia a matéria da jornalista Carol Ito, da Revista Trip. Clique AQUI!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *